Estrangeiro Permanente no Brasil Tentando Programa Trainee

Tentar um vaga de trainee no Brasil é uma possibilidade bem interessante, especialmente se o estrangeiro for recém-graduado. Como meu marido era graduado há dois anos quando chegou ao Brasil, achei que seria uma boa ideia inscrevê-lo em alguns processos seletivos, já que um dos requisitos é ser graduado há no máximo quatro anos. Isso depende, é claro, dos requisitos de cada processo seletivo.

Eu inscrevi meu marido tanto em processos seletivos para grandes como para médias empresas. Nas grandes, uma delas era uma montadora alemã, a outra uma cervejaria e a última era na área de petróleo e gás. Fazer esse tipo de inscrição é muito chato, em especial na primeira etapa, porque eles colocam um monte de pergunta ao estilo “por que você quer trabalhar em nossa empresa?”, também querem saber se você desenvolve algum tipo de trabalho voluntário e assim por diante. Claro que fui eu quem respondeu às perguntas tentando usar o máximo de minha criatividade, mas que não teve serventia nenhuma no processo seletivo da montadora alemã. Eles dão preferência àqueles candidatos que tenham alguma noção de alemão. Talvez eu também não tenha respondido às questões com tanta inspiração. Em compensação, emplacamos no processo seletivo da cervejaria.

Minha dica para essa primeira fase de preenchimento de formulário e elaboração das respostas é dar uma boa lida no site das empresas, em especial na parte em que fala sobre a missão da companhia, valores, objetivos, etc. e encaixar, de alguma forma, essas informações em suas respostas. Eles querem ver se você fez a lição de casa direitinho, ou seja, se pesquisou sobre a empresa, para ver se você está afinado, ou pelo menos interessado pelos ideais e valores que eles têm.

Estrangeiros são aceitos, SIM, nesses programas trainee e, por sinal, na maioria deles, então não é preciso se preocupar com relação a isso. Chegar até o fim e ser selecionado só depende de você.

Meu marido passou para a etapa seguinte na cervejaria e um tempo depois ele foi convocado para as provas online de português, inglês e conhecimentos gerais. Obviamente fui eu que fiz o teste de português e o de conhecimentos gerais porque esse último também era em português. Achei que foi de dificuldade média. A prova de inglês fizemos juntos.

Meu marido foi novamente aprovados e então convocado para a dinâmica em grupo, que ocorreria em um hotel de luxo da cidade. Naquela época, o português dele estava começando a melhorar consideravelmente. Ele se preparou um pouco apenas, leu alguma coisa sobre a empresa e seus produtos, mas nada tão profundo e intenso, foi algo bem superficial, talvez por isso não tenha sido aprovado para as entrevistas individuais.

Nem tem muito o que comentar sobre a dinâmica em si, porque há vários sites na internet com ampla informação sobre o assunto, mas foi aquela coisa básica, apresentação, divisão em grupos, atividades, debates, análise de caso, etc. Pelo menos o marido preparou uma apresentação bonitinha e o pessoal que falava inglês o ajudou na compreensão das atividades propostas. Até que não foi tão horrível assim, foi uma experiência bem interessante para ele e que ajudou, mais tarde, em outros processos seletivos.

Se o seu companheiro já consegue se virar no português e atende aos requisitos para se candidatar ao processo, eu acho que tentar algum programa trainee é uma ótima ideia. Se este post foi útil e esclarecedor, deixe seu comentário, curta e compartilhe! Obrigada!

2 respostas em “Estrangeiro Permanente no Brasil Tentando Programa Trainee

  1. Boa tarde,
    Um grande amigo está a procura de um trainee no Brasil, no campo de marketing e comunicação. Desconheço as melhores empresas para o ramo, após ler seu depoimento imagino que você já tenha bastante conhecimento quanto a isso.
    Poderia me indicar algumas empresas na região sudeste?
    Atenciosamente,
    Cecília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s