Cadastro de Currículo de Estrangeiro em sites de RH

Com os currículos em mãos (sim, no plural, tenha um currículo em português e outro em inglês, pois muitas das vagas requerem, obrigatoriamente, currículo em inglês), mais a documentação regularizada (CPF, RNE e Carteira de Trabalho), seu parceiro estrangeiro já pode começar a enviar o currículo para empresas, agências de empregos e sites de recrutamento e seleção. Por que somente depois de ter a documentação em mãos? Porque a primeira informação solicitada para o cadastro do currículo nos sites é o CPF. Sem esse número, não será possível nem começar o cadastro na maioria das vezes. Já escrevi sobre como solicitar o CPF e a CTPS neste post aqui.

A entrega do currículo em mãos está em desuso e praticamente obsoleta, embora isso ainda aconteça eventualmente. De maneira geral, praticamente tudo é feito pela internet. Abençoada a modernidade que nos permite “entregar” currículos sem sair do conforto do nosso lar. Vez ou outra será necessário imprimir um currículo e entregar em mãos, como quando o recrutador solicita para uma entrevista, mas isso não é frequente. O Google será, então, sua ferramenta de busca mais essencial.

Você deverá digitar lá todas as combinações possíveis de pesquisa, incluindo o nome de sua cidade e o termo RH. Por exemplo: RH em São Paulo, agência de recursos humanos em São Paulo e assim por diante. Salve todos os endereços que aparecerem pela frente, porque depois você fará a seleção dos sites em que você cadastrará o currículo. Evite sites de RH pagos no início, entenda primeiro como tudo funciona e vá se familiarizando aos poucos. Mais tarde, é interessante cadastrar o currículo em sites pagos, como a Catho, por exemplo (propaganda gratuita, porque eu realmente acho o site muito eficiente).

Feita essa lista, comece a fazer o cadastro. Eu digitei uma lista de agências de recursos humanos em ordem alfabética em um documento do word, que depois imprimi e colei na primeira página de um caderno universitário que comprei para fazer todas as anotações referentes às vagas às quais eu candidatava meu marido. Nessa folha impressa consta o nome da agência, o nome de usuário/login e a senha. É bom que se tenha absolutamente tudo anotadinho, porque são muitos sites para administrar e visitar diariamente, e a maioria requer login para o envio do currículo. Procure usar a mesma senha em todos os sites para facilitar a vida e tomar menos tempo consultando qual é a senha para aquele site.

Cadastrar currículo é muito chato. Sempre que faço isso em um novo site morro de tédio. No geral, você terá de preencher uma ficha cadastral completa, não é simplesmente copiar e colar o currículo, embora alguns sites disponibilizem essa opção. Você terá de preencher todos os campos um por um, e eles nem sempre são iguais aos tópicos do currículo que você tem em mãos. Uma vez preenchido o cadastro, você já pode começar a se candidatar às vagas abertas nos sites. Cadastre-se em todas que forem do seu interesse e de sua área, mesmo as mais antigas no ar.

Anote todas as vagas para as quais você se candidatou em um caderno com o nome da vaga, o site e o dia em que o currículo foi enviado em ordem numérica. Não precisa ser necessariamente em um caderno, você pode manter essas listas salvas em um arquivo no computador. Eu prefiro caderno, porque sou metódica e aprecio listas e organização. Além disso, eu visualizo com mais facilidade o resultado de meu trabalho, se a procura por emprego está rendendo ou não.

E assim vá indo, cadastrando o currículo em sites de recrutamento, candidatando-se às vagas e anotando tudo direitinho. Não faça as coisas mal feitas, tenha controle da situação, aposto que você se sentirá mais seguro e menos perdido quando uma das agências de RH ou até mesmo as empresas entrarem em contato com você. Não deixe de verificar novos sites de RH que surjam e repasse a lista procurando por emprego periodicamente, de preferência todo dia, porque os analistas de recursos humanos atualizam as vagas disponíveis quase diariamente. Muitas vezes, dependendo do volume de vagas atualizadas no site, você terá que refinar a sua busca por estado, cidade, área, cargo, etc.

Uma dica importante é, nunca subestime as agências de recursos humanos pequenas, de todas as experiências que meu marido teve, o melhor atendimento e devolutiva sobre o status dos processos seletivos foram delas que ele obteve. As grandes empresas de RH te tratam apenas como mais um, mas não julgo, imagino que o motivo seja o volume de trabalho. Nas agências pequenas, o atendimento acaba sendo mais personalizado, é infinitamente melhor.

Se este post foi útil e esclarecedor, deixe seu comentário, curta e compartilhe! Obrigada!

4 respostas em “Cadastro de Currículo de Estrangeiro em sites de RH

    • Oi Cristina!

      É verdade, apesar de eu falar de minhas experiências pessoais com o meu gringo, a maioria das dicas serve para todos. Ah, se eu soubesse antes tudo que sei agora, não teria dado tantas cabeçadas! rs… Mas é assim mesmo, fazer o quê? rs

      Beijos!

  1. Isso é que é Organização!! 🙂 Muito bom mesmo. Ótimas dicas. Estou torcendo por vocês e pela rápida contratação do seu marido no melhor emprego na área de formação dele. Bjs,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s